FBScanner

Downloads:
FBScanner 3.0 Trial   FBScanner User Guide (English)

Visão Geral

 Live Demo


 Descrição

 Licenciamento

Visão Geral
Como o FBScanner ajuda a identificar e resolver problemas de performance no Firebird ou InterBase ?

Passo 1: Instale o FBScanner, configure o rastreamento do tráfego SQL e então analise o histórico com o FBScanner LogAnalyzer. Visão da "Carga do Servidor" (Server load) lhe dá uma perfeita visualização da performance das queries:




Passo 2: Selecione o momento que queira investigar e abra a lista de queries SQL's. Refine sua pesquisa se necessário e ordene as queries pelo TEMPO DE EXECUÇÃO (EXECUTION_TIME) para que possa ver as queries mais longas.
Poderá ver o texto da query, número de registros e também saber quem e quando executou esta query inclusive o Endreço de IP, nome do usuário, hora de início e término, etc..



Passo 3: Abra os detalhes da conexão e da transação (clicando com o botão da direita na query), e veja a sentença SQL completa, o fluxo das sentenças SQL's, parâmetros de transação e detalhes da conexão:



Precisa de assistência para resolver problemas de performance ?
O FBScanner possibilita que você execute uma query selecionada em uma outra base de dados e compare a performance. Permite também que sejam executadas sentenças SQL's em lotes, o que pode ser muito útil no caso de migração.
Veja esta apresentação para saber como o FBScanner ajudou na migração de uma base de dados Firebird de 75 Gb com regras de negócio bem complexas (500+ tabelas, 5000+ stored procedures e triggers, etc) do Firebird 1.5 para o Firebird 2.5.
FBScanner pode oferecer ainda mais para desenvolvedores e adminsitradores Firebird/InterBase: pode ser usado para rastrear e identificar os motivos de erros 10054, ajuda no gerenciamento de conexões SQL e também rastrear em tempo real conexões, transações e execução de sentenças SQL's.
FBScanner Viewer é uma aplicação de rastreamento em tempo real:



Live Demo


O Live demo do FBScanner será disponibilizado em breve.


FBScanner - Descrição


O FBScanner é uma poderosa ferramenta para o desenvolvedores e adminsitradores Firebird e InterBase, concebido para interceptar e analisar o tráfego TCP/IP entre as aplicações clientes e o servidor. O FBScanner extrai em tempo real uma grande quantidade de detalhes sobre as conexões, sentenças SQL, transações, marcando e rastreando todo o tráfego destes objetos com um mecanismo único de tags. O FBScanner pode também gravar toda a atividade para um banco de dados Firebird externo e executar de forma única um vasto número de tarefas administrativas.
O FBScanner pode trabalhar como um "gate" no computador onde roda o Firebird/InterBase (apenas Windows), ou pode ser instalado em um computador remoto e trabalhar com o Firebird em todos os sistemas operacionais suportados (Windows, Linux, Mac OS X, HP-UX, etc). O FBScanner (Firebird Scanner) é uma ferramenta que pode monitorar e visualizar todo o tráfego entre servidores Firebird e InterBase e as aplicações clientes.

O FBScanner pode ser usado para analisar (profile) aplicações que usem bancos de dados, monitorar a atividade do usuário, gerenciar as conexões ao banco de dados (incluindo desconexão de clientes tanto nas arquiteturas SuperServer quanto Classic Server). É ideal para diagnosticar "INET errors" (INET/inet_error: send errno = 10054), bem como para auditar aplicações existentes e fazer ajuste de performance (performance tuning).

O FBScanner suporta Firebird (V1.x and V.2x), InterBase (V4.0 to 2009/XE). é uma ferramenta útil para analisar bancos de dados de produção do Firebird e InterBase , especialmente se a aplicação foi desenvolvida por terceiros e não existe código fonte disponível.

O FBScanner é transparente do ponto de vista da aplicação e não requer nenhuma mudança no código, lógica ou configuração tanto da aplicação cliente quanto do banco de dados.

O FBScanner é composto de duas aprtes principais: o serviço (service) e o visualizador (viewer). O serviço do FBScanner funciona como um proxy e examina todo o tráfego que acontece entre a aplicação cliente e o servidor. O serviço do FBScanner pode ser executado no mesmo computador que o engine do banco de dados ou em um servidor dedicado alternativo. Ele analisa todo o tráfego entre a aplicação cliente e o banco de dados permitindo que visualize e gerencie a atividade do banco de dados em tempo real.

FBScanner V3.0 funciona apenas no Windows e precisa da Framework .NET 2.0 (ou superior) instalada.

Problemas que o FBScanner pode te ajudar a resolver

  • Monitoramento em tempo real das conexões. O FBScanner mostra todas as conexões em um servidor de banco de dados selecionado: o IP/Nome DNS dos clientes conectados e a hora da conexão.
  • Monitoramento em tempo real das sentenças SQL. Para cada conexão o FBScanner mostra todas as sentenças SQL sendo executadas atualmente junto com seus parâmetros de transação.
  • Detecção da conexão mais antiga e da transação ativa mais antiga permitindo a análise de um comportamento não ideal no gerenciamento de transações ou um projeto incorreto de gerenciamento transacional ou mostrar aos usuários que eles podem estar usando a aplicação de uma forma que pode afetar a performance.
  • Desconexão dos clientes. Verificar se as desconexões estão sendo feitas de forma correta e pode também usar o software para desconectar usuários para que se possa executar tarefas de manutenção ou atualização do banco de dados.
  • O FBScanner permite que seja feito o roteamento de algumas aplicações em particular ou usuários específicos para que possa analisar de forma mais aprofundada cada um deles.
  • Você pode registrar sentenças SQL. Para efeito de debug ou auditoria de segurança, o FBScanner pode registrar todo o tráfego de um banco de dados especifico para análise posterior.

Como funciona

O serviço do FBScanner

O serviço do FBScanner normalmente tem que ser instalado no mesmo computador onde o Firebird ou Interbase está rodando (de forma opcional você pode instala-lo em um outro computador e redirecionar o tráfego para o servidor Firebird ou InterBase atual). durante a instalação do FBScanner o utilitário de configuração irá pedir que escolha se quer instalar o FBScanner na porta padrão do InterBase ou Firebird (3050) e mudar a configuração do serviço do Firebird para a porta 3052 (esta porta pode ser ajustada), ou instalar o FBScanner para escutar em uma outra porta TCP.
Nota Importante: O FBScanner funciona apenas com conexões TCP, portanto clientes usando string de conexões para protocolo local (XNET) e NetBeui (WNET) não serão monitorados pelo FBScanner.



Se você escolher a primeira opção de instalação todas as requisições das aplicações passarão pelo serviço do FBScanner.

Instalação do Lado Servidor
Instalação Remota


Impacto na Performance

O FBScanner não faz nenhum tipo de modificação nos dados transferidos e funciona simplesmente como um proxy transparente, portanto todas aplicações continuarão a funcionar normalmente. O FBScanner consome aproximadamente 25-50Mb de memória (monitorando de  100-200 clientes ativos) e dominuirá a performance do banco de dados de 5 a 15% quando em uso.
Durante os testes verificamos o FBScanner durante a execução em vários ambientes reais de produção e aplicações onde o banco de dados possuia de 30 a 200 conexões e percebemos que a queda de performance foi mínima, e na maoria dos casos os usuários não perceberam que havia o monitoramento.

Segmentação do Tráfego

O uso do FBScanner em uma porta diferente do pradrão permite que se segmente o tráfego de diferentes aplicações. Por exemplo, existem as aplicações  "A" e "B". "A" é uma aplicação antiga e estável que não precisa de nenhum monitoramento ou ajuste de performance e "B" é uma nova aplicação. É fácil configurar a string de conexão da aplicação "B" para usar uma porta diferente da padrão (por exemplo: server/3052:Disk:\Path\database.gdb) e rotear todas as requisições da aplicação "B" pelo FBScanner para que sejam monitoradas as sentenças SQL e o comportamento da aplicação.


Usando esta abordagem poderá facilmente identificar e resolver os problemas dentro de um ambiente de produção, inclusive se o problema é gerado pela nova aplicação ou por um segmento da sua rede local.

Licenciamento


Existem 3 tipode de licenças: Linceça por Servidor, Assinatura Ilimitada do FBScanner e FBScanner Bundle.

Licença por Servidor  - Per-server license

Neste caso o FBScanner é licenciado por servidor, i.e., cada servidor precisa de uma licença pra monitora-lo. O uso do FBScanner Viewer e FBScanner LogAnalyzer é liberado, portando eles podem ser usados por um número qualquer de usuários para trabalhar com os log's do serviço do FBScanner.

FBScanner 3 (1 Licença de Servidor) - Compre agora por EUR 199/USD 299

Assinatura Ilimitada do FBScanner (Oferta especial para ISV!) - Unlimited FBScanner subscription (special offer for ISV!)

Para empresas que produzem software para Firebird e InterBase e precisam diagnosticar várias instalações, IBSurgeon oferece assinatura ilimitada por 1 ano do FBScanner por um preço fixo. "Ilimitada" significa que não existem restrições sobre quantas instâncias do FBScanner serão instaladas, e também que as instâncias instaladas funcionarão permamentemente. "Assinatura de 1 ano" significa que o assinante pode instalar, re-instalar e atualizar as instalações do FBScanner durante a validade da assinatura. Porém existe uma limitação de que apenas funcionários do assinante poderão usar o FBScanner.
É importante avisar que mesmo que o número de instalações seja ilimitado, cada instância do FBScanner deve ser registrada e ativada.

Assinatura Ilimitada do FBScanner por 1 Ano- EUR 990 (USD$1400)/year - enviar pedido.

FBScanner Bundle

FBScanner Bundle é uma extensão da Assinatura Ilimitada do FBScanner, é projetado para ser incorporadoa a software de terceiros, a fim de que seja feita uma instalação imperceptível e sem ativação. Por favor, envie seus pedidos relativos ao FBScanner Bundle para sales@ib-aid.com.

No comments:

Post a Comment